Os Beneficios Da Aromaterapia Para a Saúde Física e Emocional

Os Beneficios Da Aromaterapia Para a Saúde Física e Emocional
O que você achou deste post?

Os Beneficios Da Aromaterapia

Olá meninas, hoje vamos falar sobre os beneficios da aromaterapia e o que esta terapia com aromas podem fazer por você. Quando você descobrir, você certamente irá tentar.

Entrar em um lugar e perceber um perfume, desses que é vaporizado estrategicamente na entrada, nos traz algo à memória imediatamente, uma pessoa, um acontecimento ou até mesmo um destino. Se bem que muitos ainda não acreditem nesse tipo de terapia, algo tão simples como odores, podem fazer com que o ser humano lembre experiências vividas, acalme-se ou relembrem sensações e emoções. É incrível como algo tão simples como um aroma pode causar isso no corpo rs, um bilhete de ida e volta para memórias esculpidas em nosso subconsciente e isso ateia nossos sentimentos. Veja abaixo os beneficios da aromaterapia para a saúde física e mental.

os beneficios da aromaterapia
É incrível como algo tão simples como um aroma pode causar isso no corpo – Foto: Pinterest

Nossos ancestrais identificaram maus cheiros com doenças e com o descuidado pessoal, algo que levou as pessoas a se separarem da vida social. Civilizações como o Império Chinês, Egípcio, Grego ou Romano, desenvolveram perfumes para aliviar essas situações e evitar a rejeição social dessas pessoas. A Aromaterapia, que é um processo aprimorado ao longo dos séculos, tornou-se um tratamento terapêutico para quem a pratica. Ela se concentra no uso de óleos essenciais extraídos da natureza ou em outros tipos de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Os óleos essenciais são extraídos das flores, folhas; caule ou raízes das plantas, sendo depois diluídos noutro óleo ou em álcool. Os óleos podem ser aplicados diretamente na pele; pulverizados no ar, inalados ou dissolvidos na água do banho.

os beneficios da aromaterapia
Os óleos podem ser aplicados diretamente na pele, pulverizados no ar, inalados ou dissolvidos na água do banho – Foto: Pinterest

A aromaterapia pode ser usada em conjunto com massagens como método de relaxamento.

Sua eficiência no alívio de doenças e, acima de tudo, na estabilização das emoções, transformaram essa técnica em um dos tratamentos mais requisitados entre os amantes da harmonia física e mental.

Música, Velas Aromáticas E … Sensações!

Esta técnica olfativa não requer que o paciente preste atenção especial ao processo, mas faça um pequeno esforço para se conectar com seus sentimentos. Ser capaz de perceber as sensações produzidas pelos óleos ou deixar-se levar pelo mundo das boas lembranças; graças à música sutil que rodeia a sala são os únicos requisitos. O objetivo principal é alcançar uma desconexão total através do sentido olfativo e deixar a pessoa em condições ideais para alcançar uma sensação de paz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para preparar o corpo para que os benefícios da aromaterapia são altos, o primeiro passo é esfoliar a pele para facilitar a penetração de óleos essenciais. O especialista será responsável por fazer uma análise prévia do estado físico e mental da pessoa para saber qual o tipo de aromas serão os mais eficazes e conhecer a maneira pela qual eles devem ser aplicados. Existem várias maneiras de desfrutar do tratamento; por inalação, massagem, banhos aromáticos ou em cataplasmas. Especialistas geralmente recomendam aplicá-los na sola do pé; uma vez que é uma das áreas que se conectam com todo o organismo através do sistema nervoso.

Os Beneficios da Aromaterapia

Até cinco óleos essenciais podem ser usados durante uma sessão de aromaterapia. Como resultado da agitação diária, a fadiga mental geralmente é a queixa comum para se tratar e, para isso, o limão ou o alecrim são os aromas mais utilizados para eliminar esses problemas porque ajudam a pessoa; fornecendo injeção de vitalidade e força. Estudos mostram que, graças a este tipo de tratamento; o sistema imunológico é fortalecido com aromas como sândalo, lavanda ou hortelã, entre outros. Em contrapartida; o gengibre é o grande aliado para circulação e resfriados. Distúrbios como fadiga e estresse podem melhorar com este tipo de tratamento.

os beneficios da aromaterapia
O sistema imunológico é fortalecido com aromas como sândalo, lavanda ou hortelã, entre outros – Foto: Pinterest

O ideal para conseguir um bom resultado como os beneficios da aromaterapia é recorrer a este tratamento durante várias ocasiões durante o ano. Alguns centros de bem-estar, incluem circuitos e práticas especificamente projetadas para atender às diretrizes de aromaterapia adaptadas às necessidades de cada corpo.

Quatro gotas são suficientes para criar uma atmosfera mágica que estimule o olfato e a haja um “click” nesse ponto exato do cérebro que conserva, como um tesouro, as primeiras associações de cheiros e recordações. Como impressões digitais; cada pessoa tem uma memória olfativa única que pode ajudar a apagar memórias traumáticas e emoções negativas. Aromaterapia é o espelho onde você pode reconhecê-la.

Alguns Cuidados Na Escolha Das Essências

Alguns óleos podem causar irritação da pele, principalmente em contato com as membranas do olho, nariz e boca. Então; tenha bastante atenção na hora de escolher as essências.

A aromaterapia é particularmente perigosa durante a gravidez; já que alguns óleos podem provocar contrações do útero, como os óleos de Juniperus, de alecrim ou de salva.

Fonte: enfeminino.com

Editado por: lisboael

Até a próxima meninas!
B jinhos! 🙂
Gostaram dessa dica?, então comenta aí rs!!
Siga-nos do Facebook: Clube Moda e Mulher

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here