Como Funciona a Dieta Vegana, Fique Atenta

Como Funciona a Dieta Vegana, Fique Atenta
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Como Funciona a Dieta Vegana, Fique Atenta !

Cada vem mais jovens aderem à nova onda da Dieta Vegana

Cortar carne e laticínio da dieta pode trazer riscos. Ter acompanhamento é essencial

Você sabe como funciona a dieta vegana? A escolha por uma alimentação sem carnes ou qualquer produto de origem animal não está restrita aos adultos. Cada vez mais adolescentes estão adotando dietas vegetarianas ou vegana. Veja abaixo como funciona a dieta vegana

Veganismo é um movimento a respeito dos direitos animais e ambientais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente por meio da agropecuária. O boicote a atividades e produtos que são contra direitos dos animais e do ambiente é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento.

A “moda natureba” não parece ter tanto a ver com o emagrecimento, mas com uma preocupação ambiental. Os veganos não ingerem nada de origem animal, como ovos, laticínios e mel. Já os vegetarianos, excluem apenas as carnes do cardápio. Nessa busca de identidade, quem pode ficar perdido são os pais. Para suprir essa demanda e garantir um crescimento saudável, a chave está em buscar um acompanhamento médico ou nutricional.

Como Funciona a Dieta Vegana
Para suprir essa demanda e garantir um crescimento saudável, a chave está em buscar um acompanhamento médico ou nutricional – Foto: Pinterest

Entenda Como Funciona a Dieta Vegana

− Nosso trabalho é mostrar aos pais as ferramentas, para que fiquem tranquilos com a escolha do filho – observa o nutrólogo Eric Slywitch, da Sociedade Vegetariana Brasileira, que defende essas dietas como benéficas para a saúde.

Por outro lado, o pediatra Mauro Fiesberg lembra que há riscos e é preciso ter cuidado.

− Pode interferir no desenvolvimento do adolescente, com deficiência de vitaminas e minerais importantes. Isso terá efeito na vida presente e futura. Os riscos sobem à medida que se tiram itens de alimentação.

− Diz o especialista.

Para evitar problemas, ele aconselha a buscar orientação profissional e suplementação, quando necessária.

Outro cuidado importante é com as substituições. Quando a carne sai, o espaço no prato deve ser preenchido, mas de forma saudável.

− O problema é não ter acompanhamento profissional e escolher produtos ultra processados, ricos em açucares, gordura, fatores de risco para doenças crônicas, como obesidade e diabetes tipo 2. A base do vegetariano é de vegetais, frutas, legumes e verduras.

− Pontua Manuela Dolinsky, do Departamento de Nutrição Dietética da UFF.

Como Funciona a Dieta Vegana
Uma dieta vegana de baixas gorduras reduziu o peso, o colesterol total e o colesterol LDL – Foto: Pinterest

Os médicos John A. McDougall, Caldwell Esselstyn, Neal D. Barnard, Dean Ornish, Michael Greger e o bioquímico nutricional T. Colin Campbell argumentam que altas gorduras animais e dietas de proteínas, como a dieta padrão americana, são prejudiciais para a saúde, e que uma dieta vegana de baixa gordura pode prevenir e reverter doenças degenerativas como a doença arterial coronariana e a diabetes. Uma pesquisa de 2006 da Barnard descobriu que em pessoas com diabetes tipo 2, uma dieta vegana de baixas gorduras reduziu o peso, o colesterol total e o colesterol LDL, e foi muito melhor do que a dieta prescrita pela Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association).

O estudo vegetariano de 12 anos da Oxford com 11 000 pessoas recrutados entre 1980 e 1984 indicaram que veganos tinham baixas concentrações de colesterol total e LDL do que carnívoros. Índices de morte eram menores do que em pessoas não comiam carne do que os que comiam carne; a mortalidade por doenças isquêmicas do coração era positivamente associada com o consumo de gorduras animais e com o nível de colesterol na dieta. O estudo também sugeriu que os veganos no Reino Unido podem estar com risco de deficiência de iodo por causa de deficiências no solo.

O Papel dos Nutrientes

– Ferro: Se não tomar cuidado, ele pode faltar. Mas não é difícil obtê-lo. Em 100 gr de carne vermelha magra há 1,9 mg de ferro contra 4,2 mg de feijão (equivalente a 1 concha). A questão é que se absorve 18% do ferro dessa carne e 10% do feijão.

Como Funciona a Dieta Vegana
Foto: Pinterest

A falta de ferro pode afetar a capacidade de aprendizado de crianças e adolescentes. Além de poder causar anemia, apatia e baixa energia. Essa deficiência não altera o peso da pessoa. Por isso, só se identifica em exames.

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– Vitamina B12: Já que é encontrada apenas em produtos de origem animal, sua suplementação pode ser necessária na dieta vegetariana. A carência dessa vitamina também é comum em adolescentes com dietas não restritivas e pode gerar problemas neurológicos e hematológicos, como anemia.

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É encontrada apenas em produtos de origem animal, sua suplementação pode ser necessária na dieta vegetariana – Foto: Pinterest

Há ainda a possível carência das vitaminas do complexo B, cuja deficiência pode causar atrofia muscular e baixa imunidade.

– Cálcio: Para os vegetarianos que não consomem nenhum produto de origem animal, como leite, a falta do cálcio tem que ser observada. Ele influencia na formação de ossos e dentes.

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Para os vegetarianos que não consomem nenhum produto de origem animal, como leite, a falta do cálcio tem que ser observada – Foto: Pinterest

Se crianças e adolescentes não fizerem consumo ideal, a densidade mineral óssea pode ficar menor.

Para não correr esse risco, tem de se incluir alimentos ricos nesse mineral, como couve, rúcla, agrião, mostarda, escarola, brócolis e gergelim.

Alguns Benefícios Desse Tipo de Alimentação

  • Estudos apontam que o câncer de intestino está ligado ao consumo de carne vermelha e embutidos. Veganos e vegetarianos, então, têm menos risco de ter a doença.
  • O controle da glicemia também é melhor, assim como o da depressão arterial, reduzindo risco de doenças cardiovasculares.
  • A relação com o alimento fica muito mais próxima. A pessoa passa a ter consciência sobre o que está comendo, valorizando a cadeia de produção.
  • Os hábitos alimentares do adulto se formam na infância. Por isso, consumir mais vegetais logo nessa fase vai gerar um adulto mais saudável, com dieta consciente por toda vida.
  • Para substituir produtos de origem animal, implementa-se a descoberta dos sabores e diversidade de texturas, aumentando a riqueza do cardápio e nutrientes.

Por: Ana Paula Blower,Jornal Extra/Wikipedia

como funciona a dieta vegana

Este livro é um livro simples e com bastante receitas, ele é uma síntese da experiência de trabalho do Paulo Yamaçake durante o ano de 2012 quando trabalhou na cozinha do mundialmente reconhecido Tree of Life Café (EUA), neste período ele trabalhou com mais de 10 chefs internacionais e registrou mais de 1500 fotos de pratos totalmente vegetais, vivos e orgânicos. O livro é um arquivo digital que pode ser aberto em qualquer computador ou tablet, nele você terá mais de 300 receitas da alimentação viva (crua), totalmente de origem vegetal (vegana) e deliciosas, clique aqui.

Até a próxima meninas!

B jinhos! 🙂

Gostaram dessa dica?, então curte aí!

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