Benefícios da Gordura Para a Saúde

Benefícios da Gordura Para a Saúde
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Benefícios da Gordura Para a Saúde

Gordura Nem Sempre e Vilã

De Vilã a Mocinha: a gordura, em proporções certas, pode trazer benefícios

“Corte o açúcar, o carboidrato, a gordura”. Essas são, muitas vezes, palavras de ordem para emagrecer ou para uma vida saudável. Mas será que é preciso tudo isso? Parece que a história não é bem essa. A gordura não é sempre a vilã.

Em equilíbrio e nas proporções certas, ajuda em diversos mecanismos do corpo. Conhecer os vários tipos e suas fontes é a melhor forma de aproveitá-la e evitar problemas. Veja abaixo alguns benefícios da gordura para a saúde.

— Tudo depende da quantidade. Aquela gordura da picanha, por exemplo, pode ser ruim, trazer riscos de doenças cardiovasculares. Mas, em equilíbrio com outras gorduras e alimentos, pode estar dentro de um plano alimentar. É preciso desmistificar que só existe gordura boa ou ruim — afirma a nutricionista Vanessa Montera, mestre em Ciências Cardiovasculares pela UFF.

Benefícios da Gordura Para a Saúde
Foto: Pinterest

Essa má fama das gorduras pode estar associada ao fato de que elas agregam valor calórico alto aos alimentos.

— Contar caloria não é o principal no emagrecimento ou na saude. Mais que calorias, alimentos com gorduras podem vincular micronutrientes importantes, como vitaminas — pontua Vanessa.

O cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni explica que cerca de 35% das calorias diárias devem vir de gordura: em torno de 20% de monoinsaturadas, 10% de poli-insaturadas e 5% de saturadas.

— Elas fornecem energia, atuam na formação da membrana celular, melhoram a imunidade, formando mais células de defesa, ajudam no desenvolvimento de crianças, agindo na formação das células do sistema neuropsicomotor — enumera o médico.

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O Risco Está No Excesso

Por outro lado, o consumo exagerado de gorduras pode trazer riscos, como de enfarte.

— Ao se acumularem no coração, fígado, pâncreas, causam funcionamento inadequado desses órgãos — explica Ricardo Mourilhe, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Para evitar problemas, ele diz que as recomendações nutricionais devem estar de acordo com o bolso:

— O óleo de soja no preparo do alimento, em quantidade moderada, não fará mal. O vilão é a quantidade. O azeite de oliva é um óleo de qualidade melhor, mas é imensamente mais caro — observa.

Sobre o óleo de coco, ele pondera que não há qualquer comprovação de que tenha efeito na redução de peso ou na melhora do colesterol.

Tipos de Gordura

Gorduras Saturadas

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Em excesso, pode aumentar o colesterol total e o LDL (conhecido como colesterol ruim) – Foto: Pinterest

São as que associam à gordura ruim, mas não é bem assim. Estão presentes em produtos de origem animal, como a de carnes, queijos e leite. O coco, apesar de fruta, é fonte dessa gordura também.  Em excesso, pode aumentar o colesterol total e o LDL (conhecido como colesterol ruim).

Gorduras Insaturadas

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Foto: Pinterest

Ou ácidos graxos podem ser encontradas nos produtos de origem vegetal.  Elas se dividem em:

Monoinsaturadas: Estão predominantes em azeites, em algumas oleaginosas (como amêndoas e nozes), no abacate. Estas podem ajudar a baixar o LDL e o colesterol total e aumenta o HDL.

Poli-Insaturadas: Ricas em ácidos graxos essenciais, como os ômegas 3 e 6, podem ser encontradas nos óleos vegetais, como os de soja, milho, canola, nos peixes (salmão, sardinha) e nas sementes, como linhaça e gergelim. Também diminuem o colesterol total e o LDL.

 Nos Alimentos, Fonte de “Gordura Boa”

  • Abacate: É rico em gordura e, por isso, tem muitas calorias. Para ter seus benefícios, não precisa exagerar. Inclua no cardápio em doses moderadas, sozinho ou em receitas leves (uma fatia fina na salada, por exemplo). A gordura do abacate aumenta ainda a saciedade.
  • Oleaginosas: São calóricas, mas isso não é o principal em uma dieta balanceada. A chave é a quantidade. Um punhado de nozes, castanhas e amêndoas faz muito bem. Além de fibras e proteínas, têm alta concentração de gorduras insaturadas e, por isso, propriedades antioxidantes, que ajudam a combater inflamações do organismo e não acumular gordura.
  • Ovo: Já foi o mocinho, o vilão, voltou a ser o mocinho. É um alimento recomendável por especialistas. Seu consumo pode ser de até um ovo por dia, as recomendam que a ingestão da clara seja priorizada, pois e onde está a proteína. A gema concentra a gordura. Além disso, tem vitamina D.

Aprenderam alguns dos benefícios da gordura para a saúde rs?

Por: Ana Paula Blower/Jornal Extra

Editado por: lisboael

Até a próxima meninas!

B jinhos! 🙂

Gostaram dessa dica?, então curte aí!

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