Alimentos Que Acelera O Metabolismo: Quais São Eles?

Alimentos Que Acelera O Metabolismo: Quais São Eles?
O que você achou deste post?

Alimentos Que Acelera O Metabolismo: Quais São Eles?

Na batalha diária contra a balança não existem mágicas ou milagres; mas podemos contar com a ajuda de certos alimentos que acelera o metabolismo e facilitam a queima de gordura.

Alguma vez na vida você já deve ter ouvido alguém atribuindo a dificuldade de perder peso ao metabolismo lento. De fato, quando o metabolismo trabalha com lentidão, o emagrecimento é mais difícil. Quem tem o metabolismo acelerado, por sua vez, tem mais facilidade para queimar calorias e gordura localizada.

Uma notícia legal é que, mesmo aqueles que possuem o metabolismo lento, é possível acelerá-lo por meio da ingestão de alimentos termogenicos; que favorecem as funções metabólicas e ajudam a emagrecer, já que incentivam a termogênese e contribuem para o aumento do gasto calórico.

alimentos que acelera o metabolismo
Podemos contar com a ajuda de certos alimentos que aceleram o metabolismo e facilitam a queima de gordura – Foto: Pinterest

Mas então? O que exatamente é o metabolismo?

O significado de metabolismo pode ser interpretado como o processo pelo qual nosso corpo converte os alimentos que consumimos em energia. Durante uma sequência de eventos bioquímicos altamente complexos, as calorias daquilo que comemos ou bebemos é combinada com oxigênio para poder liberar o combustível de que nosso corpo necessita para funcionar adequadamente.

O metabolismo de um organismo determina quais substâncias são nutricionais e quais são tóxicas. Por exemplo, alguns procariontes utilizam ácido sulfídrico como nutriente; este gás é no entanto venenoso para animais. A velocidade a que se processa o metabolismo, determinada pela taxa metabólica, também influencia a quantidade de alimento requerida por um organismo.

Mesmo quando estamos em repouso (dormindo) ou simplesmente descansando, nosso corpo precisa de energia para manter suas funções vitais, como a respiração, a circulação sanguínea e a regeneração das células.

alimentos que acelera o metabolismo
O metabolismo de um organismo determina quais substâncias são nutricionais e quais são tóxicas – Foto: Pinterest

O total de calorias gastas apenas para manter estas funções vitais “básicas” dá-se o nome de taxa de metabolismo basal, ou, como estamos acostumados a ouvir, simplesmente nosso metabolismo.

Seja através da ação termogênica ou mesmo pela função desintoxicante, alguns itens do cardápio com alimentos que pode ser um acelerador de metabolismo podem melhorar o funcionamento do corpo e garantir que seus esforços à mesa e na academia não sejam em vão.

Além da influência da idade (o metabolismo cai acentuadamente a cada década após os 30 anos), o sexo (homens têm uma taxa metabólica maior, pois possuem mais massa muscular) e a composição corporal também influenciam no valor da taxa metabólica basal.

A prática de atividade física moderada ou intensa e o consumo de determinados alimentos (como os termogenicos, que aumentam a temperatura interna) são duas maneiras de acelerar o metabolismo naturalmente.

Você quer saber quais são os alimentos indispensáveis que ajudam acelerar seu metabolismo por terem função termogênica? Então continue lendo o nosso artigo!

Os Principais Alimentos Que Acelera O Metabolismo

Pimentas

Alimentos Que Acelera O Metabolismo
A pimenta reduz a gula e gera a sensação de saciedade – Foto: Pinterest

As pimentas estão entre os principais alimentos que acelera o metabolismo pois são termogênicas e aceleram instantaneamente o metabolismo. Está cientificamente comprovado que comer pimenta pode elevar a taxa metabólica em 25% por aproximadamente três horas após o consumo. Para completar, a pimenta reduz a gula e gera a sensação de saciedade. Além de figurar em todas as listas de alimentos que acelera o metabolismo (termogênicos) porque seu principal componente ativo, a capsaicina é um potente estimulante do metabolismo. Por isso tem se falado muito que a pimenta ajuda a emagrecer.

Pesquisadores da Aarhus University da Dinamarca descobriram que o consumo regular de capsaicina está associado a um aumento da termogênese, e esta por sua vez aumenta a temperatura corporal e o metabolismo.

Ou seja: a pimenta eleva a temperatura do corpo, que precisa utilizar os próprios estoques de gordura para obter combustível para reestabelecer a temperatura basal. Para cada grau Celsius de elevação da temperatura o metabolismo aumenta em 10 a 13% – ou algo em torno de 100-130 calorias a mais todos os dias.

Uma pesquisa realizada na Coréia do Sul demonstrou ainda que a capsaicina tem o potencial de reduzir a atividade de enzimas responsáveis pela síntese de gordura, prevenindo assim a maturação dos adipócitos e o aumento do percentual de gordura corporal.

Brócolis

Alimentos Que Acelera O Metabolismo
É termogênico, rico em antioxidantes, vitamina C, fibra e cálcio – Foto: Pinterest

Muita gente não sabe, mas o brócolis também é termogenico. Rico em antioxidantes, vitamina C, fibra e cálcio, o brócolis é muito benéfico para o organismo, pois elimina as toxinas, desincha o corpo e fortalece o sistema imunológico. Tudo isso favorece a aceleração do metabolismo e é um dos ótimos alimentos que acelera o metabolismo.

Castanhas

Alimentos Que Aceleram O Metabolismo
As castanhas possuem proteína vegetal e vitaminas essenciais – Foto: Pinterest

Mix de castanhas

As castanhas, junto com outras oleaginosas, como as amêndoas, as nozes e a avelã, são alimentos que acelera o metabolismo. Elas são boas fontes de ácidos graxos, capazes de aumentar o gasto de energia basal e contribuir na termogênese. Como se não bastasse, as castanhas possuem proteína vegetal e vitaminas essenciais. Só não exagere na dose! As oleaginosas são calóricas e devem ser consumidas com moderação, de preferência no intervalo entre as refeições.

Peixes Ricos Em Ômega 3

Alimentos Que Aceleram O Metabolismo
Peixes ricos em ômega 3, a exemplo do salmão, atum e sardinha, são bons aliados do metabolismo – Foto: Pinterest

Tartare-de-Salmão

Peixes ricos em ômega 3, a exemplo do salmão, atum e sardinha, são bons aliados do metabolismo. Eles são fontes de ácidos graxos que diminuem a produção de leptina, um hormônio químico natural que torna o metabolismo mais lento.

Água

Além de ser acessível e super saudável, a água é um dos melhores termogênicos naturais dos quais dispomos. Ela não está entre os alimentos que acelera o metabolismo, porém tomar água acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura, pois elimina as toxinas do corpo, reduz o inchaço, controla a temperatura corporal e dá ao organismo condições adequadas para a prática eficaz de exercícios físicos.

Alimentos Que Acelera O Metabolismo

Chás variados

Mesa de chá com cookies

O chá verde é um famoso termogênico, além de ser diurético e antioxidante. Seu consumo contribui bastante para a aceleração metabólica e a redução de medidas. Outros ingredientes, como cravo, canela e gengibre, também são termogênicos e turbinam o efeito dos chas que emagrecem.

Goji berry

Alimentos Que Aceleram O Metabolismo
Um alimento muito útil no processo de emagrecimento – Foto: Pinterest

Goji berry é uma fruta que atua como termogênico natural. Ela reúne ácidos graxos essenciais, vitaminas, aminoácidos, polissacarídeos, minerais e proteínas que ajudam o corpo a acelerar o metabolismo e equilibrar as taxas hormonais, sendo um alimento muito útil no processo de emagrecimento.

Peito de Peru

O peito de peru é um grande aliado do emagrecimento por uma série de fatores. Primeiro, porque fornece proteínas completas com um baixo teor de gordura saturada. E você já sabe que os aminoácidos são os “blocos” construtores das proteínas musculares; que por sua vez precisam de energia para se manterem ativas.

Alimentos Que Acelera O Metabolismo
As proteínas magras requerem tanta energia do corpo durante a digestão que acabam acelerando o metabolismo – Foto: Pinterest

Segundo, porque contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina; o neurotransmissor que ajuda a reduzir a vontade de comer carboidratos refinados.

E assim como as demais carnes magras o peru é fonte creatina; um composto que os músculos utilizam para estocar energia.

Por último, porque as proteínas magras requerem tanta energia do corpo durante a digestão que acabam acelerando o metabolismo; o que favorece a queima de gordura.

Gengibre

Assim como a pimenta, o gengibre é um alimento termogênico, ou seja; ele tem o potencial de elevar a temperatura corporal. Quando isso ocorre; o corpo necessita de mais energia para garantir o aceleramento de suas funções, e ela será obtida exatamente através da queima de gordura.

O efeito termogênico do gengibre se deve às suas propriedades vasodilatadoras, ou seja; a raiz aumenta o diâmetro das artérias e aumenta o fluxo sanguíneo. Mais sangue circulando leva a um pequeno aumento da temperatura; efeito que acaba por elevar o metabolismo humano e queimar mais calorias.

Uma pesquisa publicada em 2012 no periódico científico Metabolism relatou que participantes que haviam consumido gengibre diariamente apresentaram níveis maiores de termogênese; ao mesmo tempo em que tiveram uma redução do apetite.

A raiz também ajuda o metabolismo de maneira indireta ao promover a produção de bile e estimular a secreção de sucos gástricos (a digestão mais eficiente garante mais energia para ser queimada pelo corpo).

Lentilha

As lentilhas não servem apenas para dar sorte no Ano Novo. As plantas da mesma família do feijão são riquíssimas em ferro, um dos minerais de que mais necessitamos mas que frequentemente está deficiente em nossa alimentação.

Alimentos Que Acelera O Metabolismo
Uma única xícara de lentilha cozida fornece 35% da nossa necessidade diária de ferro – Foto: Pinteres

Ao lado da niacina e da vitamina B6, o ferro participa da produção de L-carnitina, um nutriente que é responsável pelo transporte de ácido graxo para dentro das células; onde serão utilizados para o fornecimento de energia.

A L-carnitina também promove a liberação dos triglicérides para a circulação, de onde serão carregados para os músculos (que irão utilizá-los como fonte alternativa de energia quando os estoques de glicogênio tiverem se esgotado).

Uma única xícara de lentilha cozida fornece 35% da nossa necessidade diária de ferro, além de 18 gramas de proteína e 16 gramas de fibra alimentar.

Amêndoas

Todas as nozes e castanhas são alimentos que acelera o metabolismo, pois são ótimas fontes de gorduras insaturadas. Mas as amêndoas saem na frente, pois além das gorduras boas ainda contêm cálcio e magnésio; dois minerais essenciais para a produção de melatonina.

Alimentos Que Acelera O Metabolismo
São ótimas fontes de gorduras insaturadas – Foto: Pinterest

Sintetizado na glândula pineal, o hormônio não apenas garante uma boa noite de sono como também favorece a queima de gordura. Isso porque, de acordo com um estudo publicado no Journal of the Pineal Research; a melatonina aumenta a concentração de gordura marrom, um tipo de tecido adiposo que é especializado na produção de calor (termogênese).

E tem mais: a amêndoa ainda é uma excelente fonte de proteínas (são 21 g a cada 100g do alimento); e como para degradá-las é necessário muita energia, você estará acelerando seu metabolismo ao ingerir uma pequena porção da semente.

Mas não exagere: um punhado de amêndoas contém cerca de 270 calorias, e quase 25 gramas de gordura. Também fique longe das amêndoas torradas com sal, que contêm sódio em excesso e favorecem a retenção de líquidos.

Aprenderam quais são os alimentos que acelera o metabolismo rs?

Até a próxima meninas!

B jinhos! 🙂

Gostaram dessa dica?, então curte aí!

Siga-nos do Facebook: Thalita Pimentel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here