Alimentos Indicados Para Cada Idade

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Alimentos Indicados Para Cada Idade

Para Crescer com Saúde

Saiba qual é cardápio de  nutrientes mais adequado para sua faixa etária

Olá meninas, vocês sabem quais são os alimentos indicados para cada idade? Com o passar dos anos, o paladar muda e os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo também.
Quem nunca ouviu que a criança tem que beber leite para crescer com os ossos fortes? A alimentação é um dos pilares de uma vida saudável. Com a ajuda de dois especialistas, listamos alguns alimentos super indicados para serem consumidos conforme cada idade.
Ao ver que seus exames médicos não tinham bons resultados, a analista de comunicação Jacqueline Albão, 33 anos, buscou uma orientação médica para mudar sua alimentação:
– Diminui bastante a quantidade de carboidrato. Só consumo os que são bons (chamados de complexos, encontrados na batata doce e no inhame, por exemplo.
Cortei pães e massas. Agora como mais legumes e proteínas, durmo bem melhor e tenho mais disposição.
A “fada madrinha” de Jacqueline foi a médica Juliana Risso. Especialista em nutrologia, ela criou uma dieta específica para a paciente de acordo com sua idade e necessidade.
– Os carboidratos são responsáveis pelo aumento da insulina no corpo. O pico deste hormônio ou excesso pode levar o organismo à obesidade, diabetes e doenças degenerativas, neurológicas e osteoarticulares. O ideal é que as pessoas se alimentem de comidas de verdade.
O nutricionista Rogério Fernandes faz coro:
– Com o consumo doa alimentos industrializados, estamos nos afastando cada vez mais daquele hábito de preparar a nossa própria comida. Temos grande necessidade de comermos legumes, verduras e frutas.
Seguindo as novas recomendações, Jacqueline passou a preparar sua própria marmita para levar ao trabalho, tudo isso, para não sair da sua dieta.
– Estou focada! Além de me alimentar melhor, comecei a malhar, conta feliz, a analista!

Veja abaixo, alguns alimentos mais indicados para cada idade.

Até os seis meses

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Até os 6 meses, a criança deve consumir apenas leite materno – Foto: Pinterest

A criança deve consumir apenas leite materno. Após este período, o bebê já pode passar a comer frutas legumes e verduras.

De 01 a 10 anos

Os principais nutrientes necessários nesta fase são o ferro, zinco e as vitaminas A e D, isto porque elas auxiliam no crescimento da criança.

Alimentos Indicados Para Cada Idade
Foto Divulgação

O ideal é sempre oferecer frutas, legumes e verduras variando na sua preparação como vitaminas ou sopas.

De 10 a 19 anos
Por ser uma fase de mudanças, se faz necessário o consumo de alimentos ricos em energia, como carboidratos complexos e também proteínas, cálcio e vitamina D.

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Alimentos Ricos em Cálcio – Foto: Pinterest
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Alimentos Ricos em Carboidratos Complexos – Fonte: Pinteresr

Porém, é bom evitar o exagero no consumo de açucares de gorduras saturadas.

De 20 a 29 anos
No início da fase adulta, o organismo prossegue exigindo energia, por isso, o consumo de carboidratos complexos é indicado.

Alimentos Indicados Para Cada Idade
Foto: Pinterest
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Foto: Pinterest

Para evitar a anemia, comum em mulheres  nesta fase, é necessário consumir alimentos ricos em ferro. A vitamina C potencializa a absorção de de ferro pelo organismo.

De 30 a 39 anos
O metabolismo, principalmente das mulheres, começa a desacelerar, o mais indicado é a ingestão de alimentos termogênicos.

Alimentos Indicados Para Cada Idade
Foto: Pinterest
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Alimentos ricos em vitamina C – Foto: Pinterest
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Gelatina rica em Colágeno – Foto: Pinterest
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Espinafre: rico em Ácido Fólico – Foto: Pinterest

A produção de colágeno diminui, o que reflete em menor elasticidade da pele e o surgimento de rugas. Proteínas de origem animal, vitamina C, ferro e ácido fólico são indicados.

De 40 a 49 anos
Nesta faixa etária o metabolismo está mais lento, sendo assim, a recomendação são os alimentos 100% integrais. Os níveis de cálcio começam também a cair.

Alimentos Indicados Para Cada Idade
Alimentos ricos em Licopeno – foto: Pinterest
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Alimentos Fitoestrógenos – Foto: Pinterest

Para evitar o câncer de próstata, a dica são os alimentos ricos em licopeno. Já para as mulheres na menopausa, a sugestão é consumir alimentos ricos em .

De 50 a 60 anos
Com pele mais flácida e com menos elasticidade, a dicas é melhorar a hidratação do corpo.

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Alimentos com Ferro – Foto: Pinterest

Os sucos são ótimas opções. É muito importante continuar consumindo alimentos ricos em ferro e cálcio.

 Acima dos 60 anos

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Foto: Pinterest

Com a chegada da terceira idade, é preciso reforçar os níveis de cálcio e omega 3. A outra dica é trocar o consumo de gorduras saturadas por gorduras boas.

Fonte: jornalextra
Editado por: lisboael

Até a próxima meninas!
B jinhos! 🙂
Gostaram dessa dica?, então curte aí!
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